domingo, 27 de janeiro de 2013

Uma triste constatação


Esse domingo amanheceu triste em todo o país. Lá do Sul, veio a notícia de que um incêndio na boate Kiss em Santa Maria-RS matou quase 250 pessoas e deixou mais de 100 feridos. Essa já é a segunda maior tragédia ocorrida aqui no Brasil, o primeiro é o do Gran Circus norte-americano em Niterói em 1961.

A maioria das vitimas eram jovens que sairam de suas casas sábado a noite em busca de diversão, assim como milhares de jovens em todo o mundo fazem sempre. No entanto um incêndio ocorrido por volta das 2h30 da manhã, durante uma imprudente apresentação pirotécnica por parte do vocalista de uma das bandas que se apresentaram no local, pôs fim a toda a diversão. No desespero de sair do local, que tinha poucas opções de saída de emergência, muitos foram pisoteados, sem contar os que passaram mal com o desespero de ver o fogo aumentar. 

Isso só mostra a situação de impotência que temos em relação a nossas vidas. De uma hora pra outra, tudo pode mudar. Do sorriso e da alegria pode vir a tristeza e a dor pela perca. Isso serve para nos mostrar que, ao contrário do que muitos pensam, não somos imortais. Muito pelo contrário somos frágeis diante da vida. É em eventos dessa proporção é que percebemos como somos minúsculos como grãos de areia. 

O que aconteceu lá na boate Kiss poderia ter acontecido com qualquer um de nós. Vide o estado de muitas boates e casas de show por ai. Resta a nós vivermos nossos dias com a intensidade necessária, não tão a mil, mas também não tão a 10, porque de uma hora pra outra podemos não estar mais aqui.

Que Deus ilumine e guie todos os mortos e feridos nesse triste triste incidente, além de seus familiares e amigos. 

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Que corajoso você, xinga muito na internet, mas não revela a identidade! É um cuzão mesmo!

      Excluir
  2. Acontecimentos desta natureza nos remete, não só a consciência de nossa mortalidade, como também a refletirmos sobre a segurança dos locais que frequentamos. Quantos de nós, avalia, se preocupa com as questões de segurança dos locais públicos que frequentamos? nos preocupamos com super lotação ? com saídas de emergência? com a solidez de instalações físicas? entre outros ítens. Fico pensando até que ponto vai a nossa responsabilidade quanto a própria segurança.

    ResponderExcluir
  3. Quanto ao anônimo, certamente é um sem noção que não tem nada a acrescentar e que nem merecia resposta. Tipos como este tropeçam na própria mediocridade. Liga não, coragem não é para qualquer um.

    ResponderExcluir
  4. Estamos apenas de passagem, por isso devemos viver com intensidade sim, mas com responsabilidade e amor ao próximo. A falta de prudência dos donos desse e de outros estabelecimentos demonstram a total falta de amor ao próximo, já que só estava visando o lucro e não um melhor atendimento seguindo os procedimentos legais. Além da falta de sensibilidade, amor em querer barrar as pessoas que estavam desesperadas por falta de pagamento o que no resultou na morte de mais pessoas, o que poderia ter sido amenizado.
    O que resta é o aprendizado, inconformação, pena e fé de que essa realidade entre os humanos mude! Antes que ela mude ainda mais conosco.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails