sexta-feira, 26 de junho de 2009

It don't matter if you were black or white...

Não importa se você era preto ou branco.

Como todo mundo já deve saber, ontem (25) faleceu nos Estados Unidos uma das maiores lendas da música, principalmente do pop, onde era considerado o rei. Michael Jackson não resistiu a um infarte e deixou milhares de fãs no mundo todo inconsoláveis.

Eu não era exatamente um fã, mas sempre curti os clássicos dele como "Bad", "Billie Jean", "Black or White", "Thriller" e principalmente "Beat It", que na minha opinião é a melhor canção dele. Eu tinha uma fita VHS só com os videoclipes dele, foi uma das primeiras coisas que eu ouvi nada vida. Falando nos videoclipes, eles revolucionaram o gênero de vídeos músicas, com inovações técnicas, como o fato de sempre contar uma história, não necessariamente sobre a música, o uso de efeitos especiais cinematográficos também foi inovador. Seus discos são os mais vendidos na história, 750 milhões. Só o Thriller vendeu 48 milhões e é o mais vendido de todos os tempos, o segundo também é dele, Bad, com mais de 25 milhões vendidos.

Mas o que chamava mais atenção em Michael era o seu único de dançar, que já chamava atenção desde os tempos de Jackson 5, quando era ainda uma criança. Com o passar do tempo ele foi se aprimorando e impressionou o mundo com o "Moonwalk", aquele clássico passo dele que finge caminhar para frente, mas na verdade anda para trás.

Outro fato que sempre chamou atenção foi a mudança de cor e de aparência durante seus 50 anos. Vindo de uma família de negros, Michael foi ficando cada vez mais claro, algo nunca visto antes. Isso acontecia por causa de uma doença pele chamada vitiligo, que tira a pigmentação da pele, deixando ela sem cor, logo branca.

Escândalos envolvendo sua sexualidade e casos de pedofilia também marcaram a sua carreira, mas nunca nada foi realmente comprovado, mesmo com Michael indo a julgamento duas vezes. Ele estava sempre acompanhado de crianças, em sua famosa mansão no rancho batizado por ele como "Neverland"(A terra do nunca).

O fato de ter começado a carreira cedo, sendo obrigado pelo pai a cantar e dançar no grupo músical da família deixou o futuro rei do pop com graves sequelas psicológicas. De certa forma ele sentia falta da infância que não teve, dai vinha o contato com as crianças. Que eram o alvo de várias das suas campanhas humanitárias, a mais conhecida de todas foi o "USA for Africa", um projeto em parceria com outros artistas americanos em 1985, que arrecadou milhões em todo o planeta com a música "We Are The World".

Por isso tudo, Michael Jackson estará para sempre na história como uma lenda da música, assim como Elvis Presley e John Lennon, entre outros.

Vai com Deus Michael!

5 comentários:

  1. Claro que ele estará na história. POr mais conturbada que fosse sua vida, o cara tinha um talento assombroso. Sempre gostei dele, nunca fui fã, mas reconhecia sua importância na história da música no século XX. Juro que não imaginei que fosse morrer tão cedo, ele estava com muitos problemas, mas sempre será o rei do pop ao lado da Madonna... que vai morrer velha ao lado de Jesus. rsrs

    Valeu!!

    ResponderExcluir
  2. Falae Andre. Fiquei triste também pela morte do Michael. Repeito muito ele como artista e não acredito em metada das coisas que o acusaram durante a vida. Com certeza ele é um daqueles artistas insubstituíveis.

    Abs,

    ResponderExcluir
  3. Uma perda enorme para a música pop mundial ! Quando aconteceu mal pude acreditar !

    Abraços .

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails