quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Otário Eleitoral Gratuito

Voto de protesto?

De dois em dois anos eles aparecem na sua TV, quase sempre com aquele famoso bordão: "Você me conhece", muitas vezes os conhecemos, geralmente de outra área. São artistas, atletas, palhaços... todos tentando conquistar a sua simpatia e principalmente o seu voto. A maioria deles não tem noção do que terão de fazer se forem eleitos, mas como bons políticos prometem bastante. Nessas eleições não foi diferente. Nomes como Romário, Bebeto (temos ai a dupla do tetra), Leandro e Kiko do KLB, Mulher Pera e principalmente Tiririca dividiram espaço com nomes já consagrados da política brasileira, como o ex-governador do Rio Anthony Garotinho, entre outros.

Usando um bordão novo e de certa forma reflexivo, que diz que "pior do que tá não fica", Tirica conseguiu a expressiva marca de mais de 1 milhão de votos em São Paulo, sendo o deputado federal mais votado do estado e, se não me engano, do Brasil também. Bom para o partido dele que com o tal do coeficiente eleitoral, conseguiu levar mais algumas vagas na Câmara dos Deputados. Quem votou no Tiririca, em sua grande maioria, sabe que ele não tem capacidade de elaborar leis e fiscalizar a aplicação do dinheiro público. Porém esses eleitores acreditam que estão promovendo o famoso voto de protesto.

Na minha opinião, nesses tempos de urna eletrônica com o voto digital, não é mais possível o voto de protesto. Esse voto era válido quando se podia escrever o nome que quisesse nas antigas cédulas de papel, foi assim que no final dos anos 80, o macaco Tião quase foi eleito prefeito do Rio. Hoje em dia o eleitor só pode votar naqueles candidatos pré-definidos ou então votar em branco ou anular. Alias essa última opção, ao meu ver, é o que mais chega perto do voto de protesto. Se todos anularem os votos, o Tribunal Superior Eleitoral será obrigado a substituir os candidatos para o cargo em questão, o que não mudaria muita coisa também.

Tá certo então pessoal!

Até a próxima!

OBS: Falando em voto... estamos na segunda fase do Prêmio TopBlog 2010, ficando entre os 100 mais votados na categoria varieades. Gostaria de agradecer em quem votou e pedir mais uma vez a colaboração para poder fazer bonito. Para votar é simples, só clicar no selo que está ali em cima à direita.

3 comentários:

  1. Só um adendo... Não existe essa história de que "Se todos anularem os votos, o Tribunal Superior Eleitoral será obrigado a substituir os candidatos para o cargo em questão(...)". Leia aqui: http://papodehomem.com.br/voto-nulo-e-voto-em-branco-o-que-realmente-e-verdade/

    Post bacana e já votei no blog!

    ResponderExcluir
  2. Para mim isso é uma novidade! Vou fazer um post esclarecendo isso!

    Obrigado pelo voto!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Post adequado para época.
    Gostei e tô orgulhosa.
    tb vou votar.
    bj
    Silvia

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails