segunda-feira, 26 de abril de 2010

Memórias de um colecionador de figurinhas...



Há 12 anos atrás, na França acontecia a Copa do Mundo. Os melhores jogadores do mundo desfilavam seu talento pelos campos da terra da Torre Eiffel e do Arco do Triunfo. E esses mesmos jogadores eram perfeitamente retratados no álbum de figurinhas oficial da Copa.

Eu, na plenitude dos meus 11 anos, naquela fase de transição entre a infância e a adolescência, deixando os brinquedos de lado e começando a me interessar mais pelas menininhas. O pouco de dinheiro que eu conseguia juntar naquela época de colégio era para o lanche.

Porém quando o álbum da Copa foi lançado, todos os meus recursos financeiros se voltaram para tal. Comprava pacotes e mais pacotes de figurinhas, mas mesmo assim não consegui completar a coleção.

Quatro anos depois, a Copa era na Coréia e no Japão e eu, dessa vez com 15 anos e já em plena adolescência, mais uma vez colecionei o álbum e mais uma vez não completei.

Em 2006 eu já tinha meus 19 anos, recém saído da adolescência, não tive vontade de colecionar o álbum da Copa da Alemanha. Alias, não me lembro de ter visto ele nas bancas, parece que foi mal divulgado, sei lá.

Agora com a chegada de mais uma Copa do Mundo, dessa vez na África do Sul, o álbum oficial virou uma febre entre os jovens e os não tão jovens assim. Está chamando tanta atenção, que a distribuidora das figurinhas foi assaltada em São Paulo e milhares de cromos foram roubados. Eu mesmo, agora em versão 2.3, me empolguei pra colecionar novamente um álbum de figurinhas, após 8 anos.

De certo bateu uma nostalgia e logo me vi na banca de jornal, meio constrangido, perguntando ao jornaleiro se tinha figurinha da Copa. Pensando em falar que era para o meu irmão mais novo ou algo parecido. Mas aos poucos fui vendo que não só eu juntava, mas pessoas mais velhas que eu também, inclusive o Beto Silva do Casseta & Planeta, que fez um belo post no blog dele no site do grupo sobre isso.

Assim eu vi que não tem nada haver ficar com vergonha por estar colecionando o álbum. Não estou fazendo nada de errado, apenas cultivando um hábito que me acompanha desde a infância e que se agrava também pelo fato de eu ser apaixonado por futebol. Vou tentar dessa vez completar a coleção, mas sem gastar todo o meu suado salário.

Não tenham dúvida que na próxima Copa, aqui no Brasil, eu estarei colecionando o álbum, com 27 anos, porém com o mesmo prazer de abrir um pacote e ver aquele jogador raro e a sensação inversamente proporcional ao se deparar com aquela repetida, que engrossa um bolo de figurinhas, sempre repleto.

Por enquanto é só pessoal!

Até a próxima!

6 comentários:

  1. Isso mesmo,eu tbm colecionando e vc sempre colecionar ...vc viu como vc cria amizades..nossa ta bombando na internet..muita gente se conhecendo trocando figurinhas eu to até seguindo o twitter/torcidapanini...vale td pra completar o album ..rssrs

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu vou colecionar pela primeira vez na vida, tipo criança feliz aos 24 anos, ahahha. E nem ligo. Já fiz até o album virtual. E na linha 'paixão não tem idade / pra colecionar album da copa também não', já viu o novo comercial da visa/ mastercard? Dos mais legais (até agora) do esquenta pra Copa do Mundo! Separa tuas repetidas pra a gente trocar ou jogar tapão! ahahaha. bjs

    ResponderExcluir
  3. Pois é Paty, o álbum da copa é uma espécie de "connecting people", rs!

    Os comerciais da Copa são sempre muito bons, mas não to lembrando agora de qual você está falando Cíntia! Alias, tá aceito o desafio de tapão!!!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Vocês não conhecem o www.trocafigurinhas.com? Igual a vocês tem mais de 30 mil.

    As trocas acontecem pelo correio, tem qualificação de troca, sorteios, rifas, concursos, figurinhas, álbuns etc etc...

    Os pais entram por causa dos filhos, os filhos ficam adolescentes e param de trocar, mas os pais continuam heheh.

    Uma comunida muito ativa que marca encontros e sobretudo troca figurinhas.

    Venham conhecer.

    ResponderExcluir
  5. Pessoal, estou vendendo a cópia colorida do álbum de figurinha original da copa de 82 Ping Pong. Ficou linda, impressa no papel couchê, parece o original. Vejam as fotos no mercado livre http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-145031858-album-de-figurinha-copa-82-ping-pong-completo-copia-linda-_JM

    Interessados entrem em contato no e-mail: paulolanzuolo@yahoo.com.br ou fone(11) 6418-0527.

    Vejam o blog: www.hannabarberashow.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu estou completando o meu albúm e já estou quase terminando e achei umas promoçoes legais que estão rolando no twitter para ajudar as pessoas a completar é só seguir o @torcidapanini e também @copavirgula fica a dica para galera! Bjos

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails