quarta-feira, 12 de março de 2014

Rádio Cidade: a volta de quem jamais deveria ter ido

De volta para o presente
Desde o último dia 10 de março, as ondas do rádio carioca tem estado por demais nostálgicas e o motivo disso tem nome, número e gênero musical. A Rádio Cidade voltou a operar no seu clássico dial de 102,9 FM trazendo de volta o rock n'roll para o Rio de Janeiro, depois de um movimento forte nas redes sociais pedindo o retorno da rádio rock, oito anos e quatro dias depois dela encerrar suas atividades e figurar somente como web rádio, cedendo seu espaço para a comercial Oi FM. 

Quem acordou cedo pôde ouvir às 7 horas da manhã a música que rolava ir diminuindo e o som de um coração pulsante ir tomando conta. Depois entrou a vinheta com o locutor avisando "ai galera, a Rádio Cidade voltou", sem seguida a canção "Aumenta que isso ai é Rock n' roll", um clássico de Celso Blues Boy em uma versão com as vozes atuais e de respeito do rock nacional, como Pitty, Tico Santa Cruz, Jimmy London do Matanza, Paulo Miklos, Branco Melo e Sérgio Brito dos Titãs, entre outros. 

A primeira música a ser tocada na reestreia foi "Faroeste Caboclo" icônica canção do Legião Urbana que era muito pedida antes do recesso da rádio, mas pouco tocada devido a sua longa duração. Ela foi escolhida em uma votação onde a ideia era escolher um som nacional e outro internacional e acabou recebendo mais votos do que as gringas "Smell Like Teen Spirit" e "Black", clássicos respectivamente dos grunges e não menos icônicos Nirvana e Pearl Jam, respectivamente. Mesmo sem ter o clássico slogan de "a rádio rock", que pertence a Rádio 89 FM de São Paulo, a emissora ainda investe no estilo musical que a consagrou, mas com certa pegada pop.

E o que se viu ouviu durante todo o dia foi uma sucessão de clássicos da rádio e alguns lançamentos. Dois programas que marcaram época estão de volta, o "A Hora dos Perdidos" (que eu sempre pensei que fosse dos pedidos, o que faz realmente sentido pois essa é a ideia do programa) às 17h com o seu humor escrachado está bem diferente do que eu me lembrava na adolescência, Rhoodes, Bebê Monstro e Camille deram lugar a novos apresentadores também carismáticos e engraçados Zeca, Pamella, Jean e Paulinho Coruja. Logo em seguida, às 18h, foi a vez do "Cidade do Rock" com a participação da locutora Mônika Venerabile, voz da rádio nos anos 90, e do músico Tico Santa Cruz, um dos diversos músicos que fizeram pressão na web pela volta da Cidade. 

Fechando a noite, as 20h teve o especial "Invasão da Cidade" com um momento histórico da Rádio Cidade em 1992 com o Legião Urbana, foram duas horas de som e um bate-papo descontraído com Renato Russo e cia. Fechando de vez o dia nostálgico, vários clássicos do rock foram tocados, um atrás do outro, sem espaço para o funk, pagode e o sertanejo, como diz uma das vinhetas que tocam de hora em hora na programação. É só o começo, ainda faltam muitas coisas se ajustarem, novos programas devem surgir, alguns outros podem voltar, como o "Balacobaco" (quem ai se lembra do velho Pederneiras?) ou o "Rock Bola", que desde 2006 migrou por diversas rádios e até mudou seu nome para "Pop Bola" por causa de um processo da Oi FM, que prendeu o nome dos caras. Eles estão atualmente na Bradesco Esportes, mas não seria nada mal que eles voltassem para casa.

Por fim, foi um dia muito especial pra mim que passei parte da minha adolescência ouvindo a Rádio Cidade. Foi como rever um velho amigo que eu não via há muitos anos, com o corpo diferente, mas com a mesma alma de sempre, que faz com que mesmo estando há anos afastados, ainda tenha aquela velha amizade de sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails