sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Adivinha doutor, quem tá de volta na praça?



Não, não é o Planet Hemp e sim o diploma de jornalista que voltou a ter o valor que merece. Depois da decisão escrota do STF (Sempre Te Fodendo Superior Tribunal Federal) e do escroto chefe Gilmar Mendes em 2009, o Senado aprovou na última terça-feira a Proposta de Emenda Constitucional (PECMAN) que torna novamente obrigatória a exigência do diploma para exercer a profissão de jornalista. O próximo passo é aprovação na Câmara dos Deputados e por último a sansão presidencial. 

 Há três anos atrás o STF alegou que a obrigatoriedade do diploma de nível superior de jornalista era um atentado contra a liberdade de expressão. Ora bolas, todo mundo é livre para se expressar como quiser, para isso existem milhares de redes sociais e blogs como este que você está lendo agora. 

 Agora o ato de correr atrás das informações, montar uma matéria, passar a informação correta para a sociedade... isso exige uma grande responsabilidade. E só um profissional preparado nos bancos de uma universidade, com noções Sociologia, Antropologia, Ciências Políticas, Psicologia, além de toda parte prática e técnica da profissão, como Língua Portuguesa, Técnicas de Redação e as especialidades de cada ramificação do Jornalismo (telejornalismo, radiojornalismo entre outros). 

 Um médico pode saber tudo de sua área na Medicina, um advogado pode conhecer todos os mecanismos da lei, mas não quer dizer que eles estão aptos a escrever uma matéria sobre o respectivo tema. Eles tem o conhecimento, mas na maioria dos casos não tem a fórmula para passa-lo adiante. Lembrando que uma coisa é ser colunista, escrever crônicas e tal... outra é ser jornalista e escrever matéria. 

 E você leitor? O que acha sobre isso?

Um comentário:

Related Posts with Thumbnails