terça-feira, 4 de outubro de 2011

Use your Ilusion, Axl Rose...

Astro decadente.


Um dos shows mais aguardados da última edição do Rock in Rio, sem dúvidas, era o do Guns N' Roses. Expoente máximo do rock na virada dos anos oitenta para os noventa, os americanos lotavam shows e vendiam milhares de álbuns ao redor do planeta com seu Hard Rock poderoso, com um guitarrista bem acima da média, compositor de riffs e solos memoráveis, e cheio de estilo que era (e ainda é) o Slash e um vocalista ruivo que fazia as adolescentes da época suspirar com seus longos cabelos ruivos e sua poderosa voz de guitarra distorcida. Essa combinação deixou para a história clássicos como "Sweet Child O'mine", "Welcome to the Jungle", "Paradise City", entre outros sons que viraram hinos para os mais apaixonados fãs.

Porém o tempo passou e hoje, mais de 20 anos depois, as coisas estão bem diferentes. O rock não conta mais com tanto prestígio da mídia (isso de forma mundial, porque aqui no Brasil o estilo sempre foi visto de uma forma meio marginalizada), que aposta em artistas pseudo-talentosos e que se valem muito mais da sua imagem do que da sua própria música em si (alguém ai pensou em Lady Gaga?). O Guns N' Roses também muito de lá pra cá, por conta de desentendimentos e outras coisas mal explicadas, a banda foi se dissolvendo. Primeiro saiu o Slash, levando consigo no mínimo 50% da criatividade do grupo, depois o baixista Duff McKagan, o guitarrista Izzy Stradlin, o baterista Matt Sorum (que já havia entrado no lugar do Steven Adler, afastado por causa das drogas). No fim das contas daquela formação clássica só restaram Axl Rose e o tecladista Dizzy Reed.

Deste então o excêntrico vocalista promoveu um show de esquisitices, contratando diversos músicos, as vezes de talento duvidoso e também esquisitas, como o guitarrista Buckethead (que é um bom guitarrista, mesmo com sua máscara branca e o balde de frango frito na cabeça). Foi um verdadeiro entra e sai de músicos, sem contar ainda com a produção mais longa de um álbum na história, o Chinese Democracy demorou nada menos que 13 anos para ser lançado em 2008. Apesar de boas canções como a faixa título e "Street of Dreams", no geral é um álbum fraco e bem aquém dos clássicos Appetite for Destruction e os dois Use Your Ilusion.

Uma grande verdade é que o Guns N' Roses atualmente é um cover, mal feito ainda por cima, daquele Guns de antigamente. Axl Rose mostrou nessa apresentação do grupo na última edição do Rock in Rio, o quanto está decadente. Sua voz não tem mais aquela potência e o seu visual em vez arrancar suspiros, com certeza assusta as garotas. Isso tudo deve-se ao consumo exagerado de drogas e bebidas, é impressionante como o vocalista foi piorando com o tempo, ao contrário de nomes como Steven Tyler (Aerosmith) e Bruce Dickinson (Iron Maiden), que quanto mais velhos ficam, melhor cantam. Sobre o instrumental da banda, creio que não comprometa, mas os dos guitarristas juntos não chegam aos pés daquele homem magrelo de cabelo desgranhado, cartola e sua Gibson Les Paul.

No entanto ele mesmo parece não ter percebido o fundo do poço que ele vem cavando há anos. Ostentando ainda aquela pose do rockstar megalomaníaco que faz tudo o que bem quer e na hora que quer. Prova disso foi o episódio que aconteceu antes da apresentação no Rock in Rio, ele simplesmente sumiu, porém foi encontrado a tempo pela produção do festival que teve que fretar um jatinho particular para trazê-lo. Para que isso? Para aparecer, causar polêmica, algo que ele sempre gostou de fazer, mas que não cabe mais nos tempos atuais.

Para piorar, muitos fãs (na maioria brasileiros) endeusam as atitudes de Mr. Rose, fazendo com o que ele mantenha essas esquisitices e destrua cada vez mais o legado que ele mesmo ajudou a construir. O dia que esses fãs pararem de aplaudir tudo o que ele faz, talvez as coisas possam melhorar e esse, desculpem-me pelo trocadilho, apetite por destruição do Axl seja contido.

2 comentários:

  1. Concordo muito com isso... e disse já a mesma coisa sobre o Steven e o Bruce: eles quanto mais velhos, mais cantam... Realmente, o Axl non tá com essa bola toda e nem adianta pôr a culpa na idade!
    Me decepcionou e muito esse show... =/
    Adorei o post, André! =*

    ResponderExcluir
  2. No show do Guns na Apoteose, não fui o único a achar que o show de abertura roubou a cena. Sebastian Bach arrebentou com clássicos do Skid Row e alguns covers. O show do guns ate que foi bom, mas é isso aí que você falou: o vocalista está decadente...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails