terça-feira, 1 de março de 2011

Quinze anos sem Mamonas Assassinas


Mamonas Assassinas, uma década e meia de saudades.


Atenção Creuzebeck! O post de hoje é para homenagear uma das maiores bandas de todos os tempos, que nos deixou bem cedo, após uma carreira relâmpago. Há quinze anos os cinco integrantes dos Mamonas Assassinas deixaram a vida para entrar para a história.

Eu tinha apenas oito anos quando ouvi pela primeira vez o som dos irreverentes rapazes de Guarulhos, em meados de 95. Era uma banda de rock, com letras debochadas e cheias de malícia, que eu só fui realmente perceber depois, já marmanjo. A alegria deles era contagiante, não tinha como ficar indiferente quando eles apareciam no Faustão ou no Domingo Legal (que não pareciam tão chatos naquela época), fantasiados de Chapolim Colorado, He-Man ou de coelhinho. Para quem era criança, aquilo era simplesmente o máximo.


Primeiro e único álbum de estúdio dos Mamonas.

Porém a carreira deles durou pouco mais de seis meses. Quando um estúpido acidente áereo, quando voltavam para casa depois de mais um show, chocou o país em uma manhã de domingo, no dia três de março de 1996. Foi uma comoção nacional, todos, não só as crianças, ficaram tristes com o desaparecimento dos Mamonas Assassinas. Todos ficaram orfãos do humor descontraído de Dinho (vocal), Bento Hinoto (guitarra) Júlio Rasec (teclados) e os irmãos Samuel e Sérgio Reoli, baixo e bateria respectivamente.

Lembro que segunda-feira no colégio o clima era o pior possível, minha turma que era uma das mais agitadas do Centro Educacional de Niterói (CEN) estava toda em silêncio, todos cabisbaixos, acredito que em todas as salas de aula o clima deveria ser o mesmo. No fim da aula a professora deixou que ouvíssemos o cd deles. Depois disso fiquei muitos anos sem escutar, uma simples menção deles me deixava triste.

Porém isso mudou há alguns anos, quando me bateu uma vontade de escutar aquele cd cuja a capa era o desenho de uma mulher com os seios de fora. Foi uma sensação muito boa de saudosismo e alegria. Além de ouvir, mostrei o som para meu primo de nove anos e meu irmão, que nasceu no mesmo ano em que os Mamonas se foram, só seis meses mais tarde. Os dois se amarraram e assim como eu há 15 anos atrás, se divertiram cantando "Sabão Crá-Crá", "Vira-Vira", "Pelados em Santos", "Robocop Gay", entre outras.

Me senti feliz, porque dessa forma ajudei a passar o legado deles adiante. Dessa forma eles viverão para sempre dentro do coração de velhos fãs como eu e de novos fãs como meu primo e meu irmão.



Até a próxima pessoal!

5 comentários:

  1. Também me sinto triste quando ouço falar deles

    E me emociono

    É difícil de falar

    E estou inconformado com uma coisa: CADÊ OS MAMONAS, SENHOR?

    Eles vieram ao mundo novamente?

    Estão aí com você?

    Alguma dessas bandas covers aí são eles?

    Se sim, perdão senhor, pois eu não gosto delas!

    E a gente te dá RESTART, FRESNO, NX ZERO e todas as outras, mas nos devolva um MAMONAS!

    POR FAVOR!

    ResponderExcluir
  2. Podes crer !!!
    Eu lembro do dia em que vc estava arrumando a gaveta de Cd's e tirou aquele cd com uma mulher com os seios de fora !
    Eu e Matheus começamos a rir e perguntar:O que é isso ?, Podemos ouvir ?, etc.
    E quando começou a tcar ja gostamos e muito !

    ResponderExcluir
  3. Geniais! Desde pequeno ouvia falar deles(sempre elogios) e algumas musicas deles mesmo sem saber que era deles.

    Em 2008, na antiga oitava série, ouvi muito.

    Talvez mesu filhos nem curtam pq até lá eles podem ter sido esquecidos ou sabe se lá outro motivo.

    ResponderExcluir
  4. Sensacional!Os três comentários acima são de pessoas que nasceram depois que os Mamonas se foram, isso comprova a minha tese, rs!

    ResponderExcluir
  5. eu era pequena, mas ouvia as musicas-piadas deles, muito legal relembrar e fazer essas homenagens... eles merecem sempre... lembro que chorei horrores quando assisti o programa q contou a história deles [acho que era "por toda minha vida"]

    gostei do post

    bjos

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails