sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Cai cai Mubarak... um exemplo egípcio

Eles mostraram o quanto podem ser poderosos.


Confesso que não acompanhei tanto o quanto poderia toda essa manifestação egípcia para retirar o ditador Hosni Mubarak do poder, depois de inacreditáveis 30 anos a frente do país das pirâmides. Porém foi o suficiente para poder admirar a força do povo que se organizou pacificamente, em sua maioria, para lutar pelo seus ideais.

Fiquei com inveja e até um pouco envergonhado, porque nunca vi esse tipo de mobilização aqui no Brasil. Quando eu digo que nunca vi, me refiro ao presente e ao passado recente do nosso país. Não poderia jamais de mencionar a passeata dos 100 mil contra a Ditadura, mas isso foi bem antes de eu nascer então eu não vivi "in loco" esse momento, somente através de livros e documentários da época.

Não vou nem mencionar o tal do "Movimento dos Caras Pintatas", porque aquilo foi algo criado e incentivado pela mídia (entenda-se TV Globo e Revista Veja) para tirar do poder o presidente que eles mesmos ajudaram a eleger poucos anos antes. Logo não foi algo espontâneo da população. Muita gente participou justamente para aparecer. Tipo "Vou pintar a minha cara e aparecer na tv".

A atual sociedade brasileira já demonstrou toda a sua capacidade de se unir em prol da solidariedade. Acompanhei de perto, infelizmente, dois exemplos disso: os desastres do morro do Bumba em Niterói no ano passado e as chuvas da Região Serrana em janeiro (tudo começou no dia do meu aniversário, inclusive). Nesses dois casos teve uma grande comoção popular que possibilitou ajuda de tudo quanto é tipo aos necessitados.

Porém quando a comoção é para lutar pelos seus próprios direitos, parece que a população não se empolga muito, talvez pelo pragmatismo de achar que nada vai mudar, que de nada vai adiantar o esforço. Agora essas pessoas têm um grande exemplo de que vale a pena protestar pelos seus ideais, de que com barulho toda uma calmaria pode ruir. Parafraseando Chico Science, a organização da população pode desorganizar um sistema.

Se acreditarmos mais nisso, verdadeiras múmias como o Sarney não permaneceriam tanto tempo no Senado e nem leis absurdas como essa mais recente do aumento de 62% do salário dos parlamentares existiriam. Bem que poderia acontecer uma mistura do Brasil com o Egito, não como naquela música de gosto duvidoso do "É o Tchan", mas no sentido de know how entre a população de lá com a de cá.

Até a próxima, pessoal!

3 comentários:

  1. Concordo com você em muitas coisas, mas discordo também, vc sabe. Mas isso era de se esperar, vindo de mim, né?! No entanto, dessa vez, deixo a força do hábito para lá e não vou causar polêmica, mas sim comentar...
    Olha, qdo fui cara pintada, fui movida pela minha ânsia de mudança, confiante naquilo que acreditava. Se algumas pessoas da época foram movidas por um outro motivo, ou levadas pela força da mídia, eu só tenho que lamentar por isso, assim como vc.
    Vc disse bem, dá uma certa 'inveja' dos egípcios, eles estão reunidos e movidos pelo mesmo ideal e há tempos não se vê nada disto por aqui.
    Vou repetir aqui uma ideia proferida pelo meu amigo, professor e Senador Cristovam Buarque: "o Brasil não precisa de movimentos como esse, isso já aconteceu décadas atrás, o país precisa é de ação."
    Quando falou sobre agir, ele me fez pensar que, na prática, as pessoas pouco fazem, além de se queixarem deste ou daquele governo. Elas exigem, ao mesmo tempo que jogam lixo no chão, e disseminam seus preconceitos. A verdade é que brasileiro só sabe reclamar, e é incapaz de agir pelo bem-comum.

    ResponderExcluir
  2. Concordo integralmente com o que disse a Karen. Até que o excesso de BBB não fundiu o cérebro dela. A menina é forte!

    Mas então... sobre seu post...
    A manifestação não foi nada pacifica! Senão não teriam morrido tantos!

    E acho que o Brasil não precisa de Know How dos egípcios, culturalmente deveríamos ser mais capazes. E temos gente de sobra para se espelhar! Nossos vizinhos argentinos, por exemplo, quando não estão satisfeitos, correm atrás e reclamam! Mostram sua insatisfação e são unidos nisso! Vivem numa situação financeiramente nada agradável, mas com ética e moral.

    Chega que estou com sono! Mas o post foi muito bom... Principalmente quando define o Sarney! Hahahaha!

    ResponderExcluir
  3. Não fique com inveja, como vc mesmo observou, temos a capacidade de mobilização.Talvez o que esteja faltando aos dias e problemas atuais (nem tão) seja uma comunhão de interesses, pois enquanto uns se indignam com tanto decoro, desigualdade e falta de impunidade, existe um grande número de pseudos favorecidos, que vendem sua dignidade, traduzida aqui no seu direito de voto, pelo prazer de levar vantagem, de sentirem-se espertos; No meu entender,o que falta é moralidade, pois enquanto não se respeitar (em todos os sentidos) o próximo, na figura de todos aqueles com que nos relacionamos, não haverá esta comunhão de interesses e a consequente falta de ação em prol de uma vida melhor.
    Até...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails