quinta-feira, 26 de março de 2009

Aula de português...

No post de hoje eu quero falar do português, não aquele aquele vascaíno da padaria da esquina, e sim a língua portuguesa. São mais de 240 milhões falantes em todo o planeta, É o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, sendo também falada nos antigos territórios da Índia Portuguesa (Goa, Damão, Diu e Dadrá e Nagar-Aveli).

A língua portuguesa é uma língua românica (do grupo ibero-românico), tal como o castelhano, catalão, italiano, francês, romeno e outros. Tão vendo como a nossa língua é importante? (se bem que tem muita gente que só usa ela pra beijar e chupar...... picolé). Agora com esse novo acordo ortográfico, que não é tão novo assim, já que foi idealizado em 1990 e depois de se passarem quase 20 anos foi finalmente aceito por todos os países língua portuguesa (ou pelo menos a maioria).

Confesso que vou sentir muita saudade do acento agudo, o popular "´" no "e" de assembléia, que a partir de agora se chamará assembleia. Porém [será (será que agora "será" será "sera"? E o Ceará, tambem vai mudar?) que agora é porem?] Que confusão, deixa eu voltar de até antes dos qüestionamentos, quando começava a frase com o porém, Vamos lá... Porém algo que não vai fazer falta nenhuma para mim será a "trema", que já não é nem mais usada direito. Eu por exemplo, usei ali em cima na palavra questionamentos (aposto que ninguem percebeu). Normal, tem teclados que nem vem mais com a renegada "¨".

Quem vai fazer falta também é o acento circunflexo, mais conhecido como chapeuzinho do vovô, mas parece que ele só irá se ausentar de algumas palavras de vogais repetidos como "vôo" e "vêem". Vai ficar muito estranho escrever "voo" e "veem", parece que você tá cantando a palavra.

Ainda bem que até o dia 31 de dezembro deste ano ainda valerá as duas formas (a velha e a nova). Então tenho ainda oito meses para comprar a minha gramática atualizada do Bechara e tirar todas as minhas dúvidas e até ganhar umas novas.


Enquanto isso lá fora...




Biel é o nosso correspondente internacional (só que ele ainda não sabe disso) e está difundindo a língua portuguesa pelo hemisfério norte.


Tá certo então pessoal!!!


Até a próxima!!!

5 comentários:

  1. kkkkkkkk sacanagem isso. Ele ainda não sabe que oxítonas terminadas em U não têm acento? Aliás, nunca tiveram. rsrsrs

    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. kkk
    q sacanagem

    se puder
    http://sonabrisa.nomemix.com/

    ResponderExcluir
  3. correspondente internacional ahuehaieha
    essa foi boa. vlw pela moral. abracao. breve mais videos de aula de portugues.

    abracao

    ResponderExcluir
  4. Que conhecidência... Eu postei sobre a mesma coisa no meu blog!oO HSUAHSUAH, vê lá?

    ResponderExcluir
  5. o que já era confuso ficou pior. Valeu lembrar que só temos 8 meses para aprender ou aprender;pior é que passa rápido.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails