quinta-feira, 13 de junho de 2013

Me organizando posso desorganizar....

"Foi mal ai, velho".

Demorou quase três anos, mas finalmente o exemplo deixado pelo povo egípcio finalmente atravessou o Atlântico e chegou as terras brasileiras. Talvez por vergonha de sempre aceitar as coisas como elas são e de apanhar e sofrer calado, o brasileiro tenha enfim tomado vergonha na cara e partido para a luta dos seus direitos. Se "organizando para poder desorganizar", tal qual como cantava Chico Science, desde o começo da semana milhares de protestos pipocam nas principais capitais do país com o objetivo de impedir o aumento abusivo no preço das passagens dos transportes públicos. 

Parece que aquela áurea dos protestos dos anos 60 e 70 contra a Ditadura transvestida de Revolução está pairando sobre esse protesto atual. Não vou citar os "caras pintadas" porque aquilo foi fomentado pela rede Globo para poder tirar do poder o presidente que eles mesmo ajudaram a eleger. Mas falando justamente na Vênus Platinada, ela e boa parte da mídia tem reagido muito mal a estes protestos. Fica evidente nas coberturas o quanto elas querem descaracterizar as passeatas, classificando como atos de vandalismo e etc e tal.

Okay, nem todos os protestos que estão rolando são pacíficos o tempo todo, sempre tem uma minoria idiota que acaba se exaltando e dando munição para esse tipo de crítica da mídia. No entanto, tem que ser registrada também a truculência com que os policiais estão tratando os manifestantes. É aquela velha expressão "tiro, porrada e bomba" infelizmente vista na prática. Cenas de covardia foram registradas como por exemplo, quatro guardas para conter uma mulher aparentemente desarmada em São Paulo, como você pode ver na imagem logo abaixo. 

Covardia - parte 1.

Mais patético ainda foi ver blindados, veículos criados para invadir lugares hostis como favelas infectadas pela criminalidade, sendo usados para "combater" (assim mesmo, entre aspas) os manifestantes. Isso só mostra o quanto o governo não está aberto ao diálogo e tenta calar a boca de quem se opõe a ele na base da porrada. Em um clássico jogo de intimidação contra o povo, ou seja, punindo seus representantes rebeldes como se quisesse dizer "olha o que eu faço com quem é contra mim". O pensamento na verdade é este, mas o discurso polido é de que estão apenas lutando pela paz e a segurança da população. 

Covardia - parte 2.

É triste ver que nem todo mundo embarca nessa e que bitolados por aquilo que veem na TV, criticam atos como esse. Só porque atrapalhou a sua volta pra casa ou então atrasou aquele seu cineminha. Um recado para você que pensa assim: o que esses "vândalos" estão fazendo é lutar pelos seus direitos, dos nossos direitos. Enquanto você não move uma palha para que as coisas mudem, eles estão lá dando o seu suor e infelizmente até o seu sangue para que você economize seu dinheiro na volta para casa ou então no tal cineminha. Se você não tem coragem ou realmente não pode participar dessa retomada da luta pelos direitos da população, por favor não atrapalhe. 

10 mil "vândalos" na avenida Rio Branco.



Um comentário:

  1. o povo se uniu contra um aumento abusivo da passagem onde nos sentimos estuprados. Hora ou outra trará bons resultados, todavia deviamos (sim sempre me incluo) ter atos de protesto com diversas outras coisas, tais como falta de transparencia na carga tributaria, omissão na hora da reforma tributaria; saúde, segurança e educação públicos BIZARROS e por fim a corrupção.
    talvez se tivéssemos esses outros pontos sanados não nos importaríamos tanto de pagar uma passagem cara pois veríamos toda a engrenagem funcionando. Se não me engano em londres custa 2 libras a passagem

    enfim, se eu me prolongar vou fazer outro post só no coment, mas que seja o inicio de muitos protestos que venham a mudar esse país

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails